Pesquisar este blog

Mamães que estão Amamentando



Orientação nutricional
Nutrizes


São aquelas mães que estão em processo de amamentação, que é chamado de lactação.
Após a gravidez a mulher tem maior liberdade com relação a alimentação, o que não significa que podem comer de tudo o que quiserem na quantidade que desejarem, pois o volume do leite não é afetado pela quantidade de alimento que a mãe come, mas a sua composição varia de acordo com a dieta.

Para o processo de lactação as mamas vêm sendo preparadas desde o início da gestação. A produção de leite é uma tarefa dispendiosa, que gasta muita energia, por isso as mães que amamentam voltam mais rapidamente ao seu peso anterior à gestação.
Por gastar muita energia a necessidade energética de uma lactante é de 500 calorias a mais do que uma mulher que não está amamentando, porém essa quantidade varia de acordo com o peso antes da gestação ou com a quantidade de quilos que ganhou.
Se uma mulher era obesa antes da gestação ou normal e ganhou mais peso do que deveria essa quantidade a mais de calorias não é necessária.

Orientações para nutrizes:
  1. As mães que amamentam devem tomar de 2,3 a 3,4 litros de líquidos por dia, no mínimo 12 copos, que serão distribuídos ao longo do dia na forma de água, sucos, chás, leite, etc.
  2. As necessidades de zinco são maiores neste período, então consuma carnes, leite, peixes, cereais integrais e feijões secos que são uma boa fonte deste mineral.
  3. Um outro mineral que precisa ser reposto é o selênio, encontrado nas carnes vermelhas, rins, fígado, aves e na castanha do Pará.
  4. A vitamina D varia de acordo com o consumo da mãe. Ela é encontrada em alimentos de origem animal, e a exposição ao sol todos os dias por pelo menos 30 minutos também ajuda a aumentar a quantidade dessa vitamina no organismo.
  5. Evite consumir muito café, chá preto, chocolate e adoçante, estes alimentos em excesso prejudicam o leite.
  6. Não fume.
  7. Não beba, o álcool das bebidas pode chegar até o leite.
  8. Não adianta aumentar a ingestão de leite, pois ele não tem efeito sobre a produção do leite materno, apenas o estímulo da criança em sugar o leite do seio é que vai produzir mais leite.