Pesquisar este blog

COLÁGENO


COLÁGENO, DEFICIÊNCIAS E FONTES ALIMENTARES





O colágeno  é uma proteína de importância fundamental na constituição dos vários tecidos do corpo humano. Faz parte do tecido conjuntivo, sendo a substância responsável para dar sustentação as camadas mais externas dos tecidos.
É formado por três tipos de aminoácidos (glicina, prolina e lisina), e é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano representado por mais de 30% da proteína total.
No corpo humano, o colágeno desempenha inúmeras funções, sendo uma delas, unir e fortalecer os tecidos.
A deficiência patológica de colágeno no organismo denomina-se colagenoses. Isto acarreta alguns problemas com repercussão indesejável por toda vida como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.
No decorrer da vida, o corpo humano pode sofrer determinadas carências desta substância, principalmente no que se diz respeito à alimentação atual, pobre em fibras e frequentemente carente de vitaminas e proteínas.
Durante os primeiros anos do ciclo vital até a puberdade, essa carência não é perceptível e nem mostra suas evidências. A falta de colágeno vai se tornar mais visível e notável quando o homem entra na fase da maturidade, pois é quando começam a aparecer às rugas, e a pele começa a perder a sua elasticidade.
Aos 25 anos, o corpo começa a diminuir a produção de colágeno, e aos 50 anos, a produção chega apenas a 35% do colágeno necessário para desempenho de suas funções. Nas mulheres, essa diminuição é mais acentuada devido à produção diminuída do hormônio estrogênio na menopausa.
Ao perceber essas transformações temporais do corpo ou até mesmo antes, é muito interessante fazer mudanças no estilo de vida que possibilitem retardar as conseqüências desta deficiência, adotando a prática de exercícios físicos regulares, ter repouso suficiente e adequado, tem uma grande colaboração na minimização dos efeitos negativos.
Uma alimentação equilibrada pode atenuar a perda do colágeno em nosso organismo. Uma dieta rica em proteínas magras estimula a produção de colágeno. Para que o colágeno possa ser produzido pelo corpo, é importante o consumo de alimentos que sejam ricos em vitaminas e minerais como vitamina C e vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício.

Estes alimentos citados abaixo alimentos ajudam a manter a pele mais firme deixando-a mais macia e bonita.

PROTEINAS MAGRAS - Atum, Salmão, ovo, peito de peru ou frango, queijo cottage, iogurte desnatado, soja e seus produtos.
VITAMINA C - caju, kiwi, acerola, goiaba, laranja, cenoura, pepino  e outros.
VITAMINA A e E - Alimentos de cor amarela e laranja como cenoura, manga, mamão e castanhas, nozes e amêndoas, linhaça, grão de soja.
ZINCO - avelã, amêndoa, castanha do Pará, ovos.
SELENIO - nozes, salmão, arroz preto, frango, carne.
SILÍCIO - aveia, cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana, alho, alcachofras, Alho poró, Cebola, Aspargos, Mel, Morango, Nabo, Pepino, Pinhão, Tâmara.
COBRE - fígado bovino, caju, avelãs, cogumelos, lentilha e aveia.

A bromelina é uma enzima existente no abacaxi que ajuda a fortalecer o colágeno e as fibras elásticas.

EVITAR o fumo, álcool e ingestão de gordura saturada é outra medida muito benéfica.

Há comentários de que a gelatina ajuda a firmar a pele mas, não deve ser considerada porque ela apresenta em sua composição apenas 10% de proteína.

Lembre-se a saúde é o nosso bem mais precioso, por isso cuide-se, tenha uma alimentação saudável e balanceada. Procure ajuda de um nutricionista.