Pesquisar este blog

Gestantes


A gravidez é um processo fisiológico que causa uma serié de modificações no organismo materno para garantir o crescimento e desenvolvimento do feto e proteger o organismo materno para que ao final da gestação esteja saudável para amamentar.

E a alimentação tem um papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento do bebê e na geração de condições saudáveis para que a mãe possa amamentar. Por isso cuidado com sua alimentação neste período da vida, abaixo algumas orientações que devem ser seguidas por quem está gestante:

  1. Sempre que possível fracione suas refeições (6x ao dia): café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e lanche, assim você previne dificuldades na digestão e náuseas, sintomas comuns na gravidez.
  2. Procure fazer uma alimentação mais variada e colorida possível, com alimentos dos 3 grupos básicos: construtores (carnes, leite, ovos, queijo, feijões); regulares (frutas e verduras) e  energéticos (massa, cereais, gorduras e doces);
  3. Evitar frituras, doces concentrados, açúcares em excesso e refrigerantes, assim como sal e gordura.
  4. Evitar bebidas durante as refeições. Recomenda-se um pouco de sucos ácidos (laranja, limão, acerola, abacaxi, cajá, e etc.), sendo tomados após as refeições e de preferência depois de comer feijão no almoço;
  5. Beber bastante líquidos nos intervalos das refeições, pelo menos de 06 a 08 copos de água por dia;
  6. Beber uma quantidade maior de leite e seus derivados (queijo, iogurte) por dia, cerca de 4 porções por dia, dando preferência ao leite e iogurte desnatado e o queijo branco.
  7. Troque frituras e comidas à milanesa por assados, grelhados ou ensopados.
  8. Proibido bebidas alcoólicas ou estimulantes;
  9. Proibido fumar;
  10. Evitar comer fora de horários estabelecidos, beliscar e usar adoçante em excesso;
  11. Tomar banho de sol no período da manhã, antes das 9:00 hs;
  12. Comer bastante frutas, principalmente com a casca ou bagaço.
  13. Comer fígado e vísceras (coração, miúdos) 3 vezes por semana. Ovos não devem ser consumidos mais de três vezes na semana, menos em caso de anemia.
  14. Comer alimentos que contêm ferro (carne, vísceras, ovos) com sucos ácidos( laranja, limão, cajá, acerola, abacaxi, etc.) e nunca come-los junto com leite ou seus derivados (queijo, iogurte, manteiga, creme de leite, etc.);
  15. Coma mais alimentos com ácido fólico (feijão, vagem, fava, carne magra, fígado, peixe e vegetais verde escuros como couve, espinafre, brócolis, etc.) para evitar má formações no seu bebê, principalmente nos 3 primeiros meses.
  16. Não coma carboidratos em excesso, o que significa que deve escolher entre apenas um dos alimentos ricos em carboidratos por refeição (arroz, macarrão, farofa, batata, mandioca, cuzcuz, batata-doce, macaxeira, pão, bolacha, bolo) evitar mistura-los.
  17. Controle o sal, pois as grávidas são mais fáceis de aumentar a pressão, use mais temperos naturais como alho, cebola, limão, evite usar caldos de carne, embutidos (mortadela, salsicha, presunto, carne e sardinha em conserva, etc.) e tomar muita água de coco.



Quando tiver constipação:

  1. Tomar bastante água, se possível 1 em jejum e outros 10 distribuídos durante o dia.
  2. Aumentar o consumo de fibras, que podem ser encontradas nas frutas, principalmente aquelas onde se pode comer com casca ou bagaço, assim como nas verduras e legumes.
  3. Prefira os alimentos integrais por terem mais fibra, como pães, bolachas, arroz, aveia, xerém, fubá, etc.
  4. Procure evitar chá preto, banana, goiaba, batata, maisena, mucilon de arroz.
  5. Evitar alimentos que provocam gases: cebola, couve, alho, repolho, goiaba, jaca, batata doce, doces, feijão (principalmente do dia anterior).
  6. Quando tiver enjôos e vômitos:
  7. Dar preferência a alimentos secos como: carne magra, sem gordura (grelhada ou assada), ovo cozido, queijo branco, biscoito, torrada, cereais cozidos sem molho e não tomar líquidos durante refeições.
  8. Evitar comidas muito quentes ou frias.
  9. Fazer refeições freqüentes e em pequenas quantidades, sem passar muito tempo sem se alimentar para não estimular náuseas.
  10. Evitar alimentos gordurosos como frituras, maionese, carnes gordas, leite de coco,etc.
  11. Evitar comidas de difícil digestão como feijoada, buchada, sarapatel, galinha de cabidela, etc.
  12. Evitar extremos de temperatura, comidas muito quentes ou frias.
  13. Tomar líquidos para hidratar o corpo, sempre nos intervalos das refeições e de preferência frios, evitando os líquidos durante o enjôo.
  14. Procure ficar longe se locais com cheiro forte como cozinha ou com produtos de limpeza de essência forte, assim como o uso de perfumes e desodorante de cheiro muito ativo ou adocicado.
  15. Evite usar roupas apertadas.






Quando tiver diarréia:

1.      Aumentar o consumo de líquidos para hidratar o corpo que podem ser água, suco de frutas ou chás.
2.      Evite alimentos crus, dê preferência aos cozidos.
3.      Se necessário faça uso de soro caseiro
4.      Evite aquelas frutas e suco que aumentam a diarréia como mamão, manga, ameixa, laranja, carne de coco, etc.
5.      Não coma muita gordura, pois pode piorar a diarréia.
6.      Evitar comidas de difícil digestão como feijoada, buchada, sarapatel, galinha de cabidela, dobradinha, mocotó, etc.
7.      Evite gema de ovo, queijos amarelos, manteiga ou margarina em excesso.
8.      Doces concentrados, chocolate, frituras, amendoim, castanha e leite integral devem ser evitados.
9.      Prefira sucos e frutas constipantes como banana, maçã sem casca, pêra sem casca, caju, goiaba, etc.
10.  Faça uso de maisena, mucilon, farinha Láctea e goma.



Quando tiver azia ou queimor:

  1. As refeições devem ser pequenas e em pequenas quantidades.
  2. Não comer alimentos muito quentes nem muito gelados.
  3. Evitar álcool, café, chá, leite com chocolate em pó, refrigerantes, excesso de açúcar em sucos e vitaminas.
  4. Evitar os alimentos que provocam gases.
  5. Evitar beber líquidos durantes as refeições.
  6. Procure não se deitar logo após as refeições, procure ficar sentada ou recostada em algo por no mínimo 30 minutos.
  7. As refeições devem ser freqüentes e em pequena quantidade.
  8. Não usar roupas apertadas.



Gestantes BP:

  1. Procure fazer no mínimo 06 refeições por dia, não é necessário que cada uma das refeições tenha grandes quantidades de comida, mas elas devem ser bastante variadas.
  2. Uma alimentação mais variada e colorida possível se faz com alimentos dos 3 grupos básicos em cada refeição: construtores (carnes, leite, ovos, queijo, feijões); regulares (frutas e verduras) e  energéticos (pães, cereais, macarrão, arroz, batata, mandioca, cuzcuz, batata-doce, cará, macaxeira, bolacha, bolo, doces,etc.);
  3. Evite pipocas, refrigerantes, bombons, salgadinhos, chicletes e outros, que apenas diminuem a fome e não alimentam corretamente.
  4. Acrescente temperos e sabores novos às preparações como orégano, hortelã, alho, cebola, suco de limão, molhos, etc.
  5. Procure aumentar o valor calórico de suas comidas, acrescentando sempre que possível mais leite em pó ao leite comum, farinha Láctea às vitaminas e sucos, leite condensado à salada de frutas, arroz sempre refogado acrescentando legumes ralados ou picados ao mesmo, feijão com legumes cozidos, misturar frutas ao leite ou iogurte, são algumas formas, não é bom comer mais do que a quantidade que você suporta, pode causar vômitos, porém procure sempre que possível reforçar os alimentos que come.


Ganho de peso:

Muitas mães não sabem ou não se preocupam com quanto peso devem ganhar na gestação, estar grávida não significa liberdade para comer demais. Você deve passar por uma avaliação (realizada por um médico ou nutricionista) que determinará seu ganho médio de peso na gravidez. Abaixo uma idéia do ganho de peso trimestral que dependerá, entre outros fatores, de seu peso antes da gestação.


1º trimestre
2° -3º trimestre
Total (kg)
Baixo peso
2,3
0,5
12,5 - 18
Normal
1,6
0,4
11,5 - 16
Sobrepeso
0,9

0,3
7 - 11,5
Obesidade
-
0,3
<7



Não esqueça:

  1. Você precisa se alimentar melhor, o que muitas vezes não significa se alimentar mais, comer bem não quer dizer comer por dois.
  2. Tente esquecer um pouco os problemas e preocupe-se mais com sua saúde e do seu filho.
  3. Seu bem-estar e principalmente o dele dependem da sua alimentação e do modo de vida que leva: álcool, fumo e drogas prejudicam a ambos, portanto procure evita-los ao menos durante a gravidez.
  4. Uma boa alimentação traz crescimento e desenvolvimento saudável ao seu bebê e não esqueça alimentação saudável não é alimentação cara.